"Tudo o que somos é resultado do que pensamos" Buda .......... "A imaginação é tudo. É uma prévia das próximas atrações da vida." Albert Einstein .......... "Não tenha medo de ser excêntrico na opinião, cada opinião agora aceita foi uma vez excêntrica." Bertrand Russell .......... "É impossível falar só que quer dizer." T. S. Eliot .......... "Não podemos permitir que o relógio e o calendário nos ceguem para o fato de que cada momento da vida é um milagre e um mistério." H. G. Wells .......... "Eu ousaria dizer que Anônimo, que escreve tantos poemas sem assiná-los, era com frequência uma mulher" Virginia Woolf .......... "Uma das vantages de ser desorganizado é estar constantemente fazendo descobertas empolgantes." A. A. Milne .......... "Na sua primeira paixão, a mulher ama o seu amante; em todas as outras, do que ela gosta é do amor." Lord Byron .......... "Nunca é demasiado tarde para ser aquilo que sempre se quis ser." George Eliot .......... "É importante lembrar que todos temos magia dentro de nós." J. K. Rowling .......... "Metade do mundo não consegue compreeder os prazeres da outra metade." Jane Austen .......... "Nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos." William Shakespeare .......... "Cada fracasso ensina ao homem algo que necessitva aprender." Charles Dickens

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Recordações do futuro

O fim se aproxima. Tudo nos faz lembrar isso. E não adianta tentar ignorar. Para toda a turma, a despedida da escola.
Não considero, aqui, todos os caminhos, as opções, todas as possibilidades para o futuro. Não quero pensar no futuro prático. Quero falar do que será passado no futuro.
Quero falar que sei que vou lembrar.
Quero falar da primeira vez que entrei neste colégio, e a sensação que tive, da primeira pessoa com quem falei, do friozinho na barriga diante do desconhecido, que acabou se tornando íntimo. Sei que vou lembrar os velhos hábitos que se alteraram, modificaram, até deixarem de serem hábitos.
Eu sei que vou me lembrar das pessoas que por mim passaram, de cada funcionário que devolverá a sensação de passado, de colégio.
Ah, eu vou me lembrar, como me lembro da professora do jardim (hoje nem se chama mais 'jardim'), eu sei que vou me lembrar de cada professor, de suas aulas, de suas histórias, de seus pontos de vista, de suas maneiras de se aborrecer, de seus meios particulares de convencer a aprender. Vou lembrar os conselhos, as manias, as expressões, o modo de falar, o jeito de mãe (ou pai), de irmão mais velho, ou amigo mais sério.
Quero falar que vou me lembrar da rotina, das ocasiões especiais, da expectativa pelas férias, da saudade durante ela, do desejo - escondido - pelo retorno.
Vou lembrar os dias mais comuns que se tornavam especiais. Eu sei que vou me lembrar daqueles que fazem parte do cotidiano, daqueles que eu até sei, mas esquecerei o nome, daqueles a quem não dou importância, e até daqueles que eu acredito que esquecerei. Vou lembrar as promessas feitas sem pretensão de serem cumpridas, e aquelas que deveriam tornar-se planos.
Vou me lembrar muito deste ano, da sensação de última vez, da ansiedade pré-tudo, das visitas freqüentes a coordenação, das dúvidas infundadas, dos receios, dos pavores, das expectativas frustradas, da ingenuidade considerada tão madura e da ignorância que se achava sábia.
Vou me lembrar o que aprendi quando menos esperei, vou me lembrar do apoio, do incentivo, e da cobrança que tive. Vou me lembrar das oportunidades desperdiçadas, e das aproveitadas também, vou lembrar o quanto eu mudei e a influência que tive.
Quero falar que vou lembrar quando refizer o caminho que era diário, quando vir um aluno com o uniforme por mim utilizado durante tanto tempo, quando revir fotos, cada vez que escrever 'objetivo', cada vez que quiser voltar no tempo, mesmo que seja pra viver tudo igual outra vez.
Vou lembrar, vou lembrar por muito tempo até começar a esquecer, até só restar a impressão que me causaram.
E esquecer vai me incomodar. E lembrar vai doer.
É, mais um ano acaba. É a chance de cada um que se considera responsável por tudo isso de acordar sabendo que fará o que vale a pena.